Olhares Aparentemente Dispersos Para a História da Educação Corporal: Sentidos e Sensibilidades

Por: Carlos Herold Jr..

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.38 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Sentidos e sensibilidades: sua educação na história é uma coletânea composta por nove capítulos que analisam a formação histórica da percepção humana que se dá “pela via dos nossos sentidos primevos” (p. 8). O livro tem textos redigidos por pesquisadores de Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia, que uniram esforços em torno da “indagação fundamental” sobre “como foram educados os sentidos e as sensibilidades em determinados tempos e lugares” (p. 13).

A introdução à obra é redigida por Marcus Taborda de Oliveira, organizador da coletânea e professor da Faculdade de Educação da UFMG. Nela tomamos contato com as balizas conceituais e a relevância do empreendimento intelectual levado a cabo na sucessão dos capítulos. Assumindo o corpo como objeto de estudo, sobretudo a partir dos referenciais da história, as análises problematizam os moventes, porosos e incertos limites entre o que é natural e o que é cultural no tocante a esse objeto das estruturas, das instituições, das ideias e das práticas formativas. Nesse ínterim, Taborda de Oliveira (2012) afirma que se trata de leituras oriundas de um “projeto multidisciplinar” cujo objetivo é “compreender o que permanece de arcaico na nossa humanização e aquilo que a mudança histórica permite vislumbrar como superação do estado de natureza” (p. 9). O organizador, assim, assume a existência dessa delimitação entre o dado e o construído a partir de uma crítica às “ênfases naturalistas ou cientificistas” (p. 9) que olvidam a historicidade daquilo que é chamado de “segunda natureza’ do homem” (Taborda de Oliveira, 2012, p. 9).

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/olhares-aparentemente-dispersos-historia-da/articulo/S010132891630083X/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.