Oportunidades de Comunicação na Rotina Diária de Crianças com Comportamentos Sugestivos de Autismo

Por: Edilaine Aparecida Presotto.

66 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

Dados da literatura apontam que crianças autistas apresentam um repertório verbal bastante limitado. O treino de habilidades lingüísticas pode ser desenvolvido de modo mais eficaz aproveitando as situações de rotina diária dos sujeitos. O objetivo do presente trabalho foi o de fazer um levantamento da rotina diária das famílias de crianças autistas, com vistas a identificar/apontar situações e ou condições que possam ser utilizadas para a estimulação e ou desenvolvimento da comunicação verbal oral ou gestual de crianças autistas em situação natural. Foram sujeitos desse trabalho duas díades (mãe e criança autista). O procedimento utilizado para coleta de dados consistiu basicamente de sessões de entrevista e de observação nas residências das famílias. Através das sessões de entrevista foi possível identificar e selecionar duas situações para observação: situação de banho e situação de refeição. Os resultados apontam para o fato de que as situações de rotina parecem ser os momentos ou situações em que existem oportunidades para ocorrência da comunicação verbal e que não estão sendo aproveitadas. As mães parecem fazer inferências sobre manifestações de interesse/necessidade da criança sem requisitar desempenho mais elaborados de comunicação, deixando de aproveitar as situações ocorridas no dia-a-dia. Essas inferências feita pela mãe tem como conseqüência o não aproveitamento das situações que são potencialmente oportunidades para o desenvolvimento do repertório verbal das crianças.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1596&listaDetalhes%5B%5D=1596&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.