Integra

Introdução: Dentre os fatores influenciadores do desenvolvimento motor na infância figuram a estimulação disponível no ambiente domiciliar e a condição socioeconômica da família, no entanto pouco se sabe sobre a inter-relação entre esses.

Objetivo: comparar as oportunidades para o desenvolvimento motor disponíveis no ambiente domiciliar de dois grupos de lactentes com distintas condições econômicas.

Método: projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIMEP (29/08). Participaram 79 bebês (37 meninas e 42 meninos; idade média de 10,4+3,7 meses) e suas famílias. Para o estudo das oportunidades para o desenvolvimento motor presentes no lar foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development- Infat Scale (AHEMD-IS) e para a caracterização da condição econômica foi utilizado o questionário da Associação Brasileira de Empresa de Pesquisa (ABEP). O AHEMD-IS é um questionário auto-aplicável direcionado aos pais de crianças entre 3-18 meses, composto das seguintes dimensões: espaço físico (interno e externo), atividades diárias e brinquedos. Nesse estudo foram consideradas as pontuações obtidas no questionário AHEMD-IS como um todo e em cada uma das suas dimensões. O AHEMD-IS está em a crianças com idade entre 18-42 meses. Por meio da aplicação do questionário ABEP foi possível estimar a condição econômica da família tendo como base seu potencial de consumo e a escolaridade do chefe da família. O ABEP classifica a família nas categorias A1, A2, B1, B2, C1, C2, D e E. Nesse estudo a condição econômica foi dicotomizada considerando alto ABEP as famílias classificadas de A1 até B2 e médiobaixo ABEP as classificadas nas em C1 ou inferior. Utilizado teste de Mann-Whitney  ara grupos independentes (alto ou médio-baixo ABEP).

Resultados: das 79 famílias participantes, 47 se classificaram como alto ABEP (A1 A2 B1 e B2) e 32 como Médiobaixo ABEP (C1, C2 e D). Nenhuma família se classificou na categoria E. Os resultados indicam que crianças em melhores condições econômicas (alto ABEP) tiveram pontuação significativamente mais alta no escore total do AHEMD-IS e nas dimensões relacionadas aos brinquedos (p<0,05), no entanto essa diferença não se manteve nas demais dimensões avaliadas (espaço físico interno e externo e variedade de estimulação).

Conclusão: crianças inseridas em famílias com melhores condições econômicas têm melhores oportunidades para o desenvolvimento motor no seu ambiente domiciliar, sendo essa condição decorrente de maior diversidade e quantidade de brinquedos. Destaca-se ainda que as oportunidades para o desenvolvimento motor  em termos do que o espaço físico oferece e da variedade de estimulação recebida da família não foram diferentes entre os grupos.