Resumo

A organização de aprendizagem pode ser definida como uma sistematização eficaz dos processos de resolução de problemas e inovação em diferentes instituições, que acarreta em um desenvolvimento contínuo de seus profissionais (Hunter-Johnson e Closson, 2012). Foi objetivo identificar as estratégias utilizadas em um clube de futebol no suporte ao desenvolvimento profissional de seus treinadores. Participaram 8 treinadores e 4 coordenadores técnicos das categorias de base em um clube de futebol de elite brasileiro. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram apresentados quatro pilares e sete situações de aprendizagem que caracterizam um suporte ao desenvolvimento contínuo dos treinadores de futebol: (I) estratégias formativas (assistência entre os treinadores; discussões com a comissão técnica; incentivo à formação continuada); (II) política do clube em relação à seleção dos treinadores (perfil dos profissionais; objetivos); (III) reuniões pedagógicas (reuniões de temas livres); (IV) processo avaliativo (pressupostos da filosofia do clube). O clube possui características de suporte ao desenvolvimento dos treinadores ligados à construção de uma filosofia comum e de aprendizagem continua por meio do compartilhamento de informações. Destaca-se o potencial do clube para configurar-se como uma organização de aprendizagem, na qual o engajamento de cada treinador é vital para busca por boas e novas práticas.

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