Organização de Grandes Eventos Esportivos ? Otimização de Recursos no Planejamento e Execução de Eventos Esportivos Através do Uso de Ferramentas de Gerenciamento de Projetos

Por: Renata Machado Siciliano Pires.

14 páginas. 2015 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Não há nada mais complexo em organização de eventos esportivos do que os Jogos Olímpicos. Por esse motivo, os Comitês Organizadores dos Jogos vêm adotando cada vez mais metodologias e boas práticas de gerenciamento de projetos, visando atingir seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis. A gestão integrada de projetos de um Comitê Organizador pode ser determinante para a entrega de um evento deste porte. Este trabalho tem como proposta apresentar uma pesquisa sobre o uso da ferramenta de gerenciamento de projetos pela Diretoria de Competição Esportiva do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, integrando projetos com outras áreas funcionais. Os resultados comprovam que a ferramenta atual não facilita a integração de projetos entre os setores e, por falta de uma metodologia adequada, não é possível afirmar que os projetos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Ao fim, sugere-se que as boas práticas de gerenciamento de programas e portfólios sejam utilizadas para garantir a integração entre projetos e o alinhamento com o planejamento estratégico do Comitê Organizador. Palavras-chave: Eventos esportivos, Jogos Olímpicos, gerenciamento de projetos, integração, comitê organizador.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/curso-avancado-de-gestao-esportiva-trabalhos-de-conclusao-de-curso-2014-e-2015/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.