Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica

Por: Brasil. Ministério da Educação.

239 páginas. MEC.

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Sobre a Obra

Apresentação

Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96), representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. Dois aspectos merecem destaque. O primeiro diz respeito às fi nalidades atribuídas ao ensino médio: o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado. (Art. 35) O segundo propõe a organização curricular com os seguintes componentes:

• base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversifi cada que atenda a especifi cidades regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e do próprio aluno (Art. 26);

• planejamento e desenvolvimento orgânico do currículo, superando a organização por disciplinas estanques;

• integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização;

• proposta pedagógica elaborada e executada pelos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino;

• participação dos docentes na elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. 

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