Origem, Evolução, Dificuldades e Avanços no Atendimento à Pessoa com Deficiência na Educação Física na Universidade Federal de Uberlândia

Por: Patrícia Silvestre de Freitas e Solange Rodovalho Lima.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou resgatar a história do atendimento às pessoas com deficiência na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI/UFU) no período 1982 e 2007 na percepção dos coordenadores. Caracteriza-se como estudo de campo, de caráter histórico. A coleta de dados foi pelo método da história oral com a utilização de entrevista semi-estruturada. Participaram três professores que foram coordenadores do Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAPD). Os resultados apontam que o PAPD foi fundamental para a consolidação das ações de extensão com pessoas com deficiência e com outras necessidades educacionais especiais na UFU. Desde sua implementação, esse trabalho vem propiciando a essas pessoas, oportunidades de acesso à prática da atividade física, como forma de lazer, reabilitação ou competição e tem colaborado para o respeito à diversidade humana e diminuição do preconceito em relação à pessoa com deficiência, bem como tem contribuído com a inserção de atletas no esporte paraolímpico. Além disso, foi muito relevante para incrementar a produção científica e a formação de recursos humanos para as áreas de Educação Física Adaptada e Educação Especial.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.