Origens do Produtivismo Acadêmico e o Caminho do Impacto Social do Conhecimento

Por: Thomaz Wood Jr..

Ensino Superior Unicamp - 2016

Send to Kindle


Resumo

Texto produzido especialmente para o Seminário 50 anos Unicamp, realizado em 28 de abril de 2016

Introdução
Nos últimos anos, parece ter crescido a preocupação com o papel e a contribuição social das instituições de ensino superior para a sociedade. Esta preocupação foi acompanhada da proliferação de debates e da publicação de textos relacionados ao impacto social do conhecimento e da pesquisa. Nesses debates, tem recebido destaque as críticas ao chamado produtivismo acadêmico, entendido como um sistema voltado para a produção científica em massa, análogo ao fordismo. O mesmo termo é também frequentemente definido como um tipo de mentalidade ou comportamento orientado para o aumento quantitativo da produção científica, em detrimento da qualidade e relevância do que é gerado. Dessa forma, o produtivismo pode ser entendido tanto como uma questão relacionada ao sistema quanto uma questão referente ao indivíduo.

Endereço: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/origens-do-produtivismo-academico-e-o-caminho-do-impacto-social-do-conhecimento

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.