Os Aspectos Políticos, Econômicos e Sociais da Legislação Desportiva: o Esporte e o Estado no Período de Criação dos Jogos Abertos do Paraná.

Por: .

Políticas Públicas e Esporte no Brasil.

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objeto os Jogos Abertos do Paraná, cuja criação, em 31 de agosto de 1957, ocorreu num período de transformações políticas, econômicas e sociais, tanto sob o ponto de vista nacional quanto estadual, sendo este último segmento o qual se dispensou maior atenção.

A intenção de fazer esta investigação surgiu da necessidade de compreensão do contexto político, econômico e social paranaense, quando da criação dos Jogos Abertos do Paraná. Observada a legislação esportiva brasileira vigente, procurou-se estabelecer relação com o papel desempenhado pelo Estado junto ao esporte, no interior desta configuração.

O trabalho estará dividido em três seções. Na primeira seção, pretende-se fazer um relato do desenvolvimento político, econômico e social, em nível brasileiro e paranaense. Na segunda seção, serão desenvolvidos os seguintes assuntos: breve história da origem do esporte; a construção dos estados, sob a luz da teoria de Norbert Elias; o Estado Novo e a legislação desportiva relacionada ao esporte. Por fim, na terceira seção será desenvolvido um breve relato sobre o esporte no estado e o momento da criação dos Jogos Abertos do Paraná.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.