Os Cadernos Como Um Projeto em Desenvolvimento ( Editorial )

Por: , Felipe Quintão de Almeida e Jaison José Bassani.

Cadernos de Formação RBCE - v.2 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Os Cadernos de Formação RBCE trazem ao público mais um de seus números, prosseguindo no projeto de desenvolvimento de uma publicação periódica destinada à formação de professores. Esse movimento da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte chega à sua terceira edição, disponível tanto na versão impressa quanto digital, prosseguindo na busca de seu melhor formato. O sucesso dessa empreitada depende diretamente da participação da comunidade da Educação Física/Ciências do Esporte, em especial daquela que se dedica mais diretamente ao ensino e à formação de professores, tanto daqueles que atuam no sistema educativo formal, quanto dos que encontram seu lugar de trabalho fora dele. Relatos de experiência, propostas para o ensino das práticas corporais, textos que façam relacionar a pesquisa com o ensino, resenhas, entre outros artefatos, seguem sendo muito bem vindos. Com o objetivo de ampliar e facilitar o processo de submissão, acompanhamento e editoração dos trabalhos, lançamos em julho de 2010 a plataforma on-line dos Cadernos, nos mesmos moldes que havíamos feito com a RBCE em 2008. A partir de então, o envio de contribuições passou a ser realizado por meio do site www.rbceonline.org.br/cadernos, onde leitores e colaboradores cadastrados, assim como comunidade em geral, têm acesso irrestrito e inteiramente gratuito ao conteúdo publicado. São muitos os temas e abordagens que demandam a produção de material que possa mais diretamente ser acessado pelos professores 8 Cadernos de Formação RBCE, p. 7-8, jan. 2011 em serviço. Sentimos falta, por exemplo, de discussões que subsidiem o ensino de Educação Física no Ensino Médio, assim como nos primeiros anos do ensino fundamental. Por outro lado, reflexões que possam ajudar na elucidação de questões que transversalizam a prática docente, como o preconceito e a interdisciplinaridade, são muito necessárias. Convidamos a comunidade a acessar nossa plataforma e a colaborar com trabalhos sobre temas a respeito dessas e outras questões importantes para a Educação Física/Ciências do Esporte. No presente número, apresentamos contribuições que se ocupam da educação do corpo na infância, do ensino de modalidades esportivas, dança e lutas, da pesquisa no exercício da prática docente, do deslocamento de uma concepção de Educação Física para outra, de educação corporal. São elas oriundas de diferentes partes do Brasil e também do exterior, compondo um mosaico mais que interessante e que dá continuidade a discussões anteriormente publicadas nos Cadernos, mas que também inovam nos temas e abordagens. Como deve ser. Boa leitura!

Florianópolis, janeiro de 2011.

Alexandre Fernandez Vaz, Felipe Quintão de Almeida, Jaison José Bassani

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1203/609

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.