Integra

O presente número dos Cadernos de Formação RBCE traz uma novidade, que é a publicação de um dossiê, textos organizados como um conjunto temático. Um dossiê pode oferecer ao leitor uma visão mais ampla e completa sobre um assunto ou experiência pedagógica. Trata-se de uma possibilidade, entre outras, de divulgação de conhecimentos. Na próxima edição, além dos textos de praxe, também devemos apresentar outra inovação para os Cadernos, a publicação de entrevistas. Ainda neste mesmo assunto, seria muito bom que tivéssemos a submissão de resenhas de livros que abordem a prática pedagógica em Educação Física. Fica o convite aos leitores e leitoras para que, além de textos regulares, submetam também outras formas de comunicar experiências, propostas e re‡exões. O dossiê é organizado por Fábio Machado Pinto, que lhe faz uma apresentação, e tem origem em experiências do Estágio Supervisionado em Educação Física realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. O Estágio é trabalho de vários professores e Fábio apresenta um recorte das práticas. Além desse material, completam os Cadernos três textos. Um deles sobre aprendizagem tática de handebol, tema que enriquece o ensino de esportes coletivos; outro, de colegas colombianos, que nos oferece uma re‡exão sobre as distintas formas de interpretação do corpo em aulas de Educação Física; um terceiro, oriundo de atividade de extensão, sobre um trabalho de orientação sexual realizado em Parintins, Amazonas. Destacamos ainda que, por problemas de ordem técnica, um artigo do volume 3 (n. 1) dos Cadernos de Formação RBCE foi cancelado em sua edição on-line e assim deve ser considerado, também, em sua versão impressa. Trata-se de A dança nas aulas de Educação Física: barreiras e 8 Cadernos de Formação RBCE, p. 7-8, mai. 2013 possibilidades na prática pedagógica. As razões para tal podem ser encontradas no próprio número que o continha (em sua versão eletrônica, presente na plataforma da revista), bem como após este editorial.

Florianópolis/Vitória, maio de 2013.

Alexandre Fernandez Vaz Felipe Quintão de Almeida Jaison José Bassani 

Acessar Arquivo