Os Cadernos de Formação Rbce - Um Projeto em Movimento

Por: , Felipe Quintão de Almeida e Jaison José Bassani.

Cadernos de Formação RBCE - v.3 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Este é o primeiro número dos Cadernos de Formação RBCE em 2012, terceiro ano de um projeto do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e de seu periódico cientí†co, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte: oferecer aos professores de Educação Física uma publicação periódica que re‡ita sobre as práticas pedagógicas da escola e de outros espaços formais e não formais de atuação. A pertinência e importância do material divulgado nos Cadernos foi avalizada pela avaliação e classi†cação (B4) que o periódico recebeu no Sistema QUALIS/CAPES (triênio 2010-2012), tanto na área da Educação Física quanto na de Educação. Embora esse não seja o foco de nossa preocupação editorial, essa primeira avaliação positiva mostra a potencialidade deste projeto. Os Cadernos vem se consolidando de forma †rme, mas ainda há muito a avançar, tanto nos termos do conteúdo divulgado, quanto da forma dessa divulgação. Temos recebido um bom número de textos para avaliação, mas o periódico ainda se ressente de um ‡uxo mais constante de submissões, assim como de um aprimoramento do material enviado. A estrutura dos textos, bem como dos resumos, precisa melhorar nos termos da comunicação com os leitores. Mesmo o material que temos publicado nem sempre é aquele que, ao ser produzido, tinha como horizonte o professor de Educação Física em atuação pro†ssional. Os textos costumam se apegar aos objetos e não ao compromisso com o leitor. São raras, por exemplo, as proposições de 8 Cadernos de Formação RBCE, p. 7-8, mai. 2012 leitura para o prosseguimento de uma re‡exão proposta, algo bastante importante para a orientação daqueles que pretendem seguir nos estudos depois da leitura dos Cadernos. Convidamos à leitura deste número, com vários trabalhos que dialogam com a educação Física Escolar, como os sobre a dança, os esportes e outras práticas corporais, alguns deles feitos a partir de experiências de alunos de graduação. Temos também contribuições sobre currículo, a prática da Educação Física com bebês que frequentam uma creche, uma outra destinadas àqueles que atuam ou desejam atuar no esporte adaptado. Convidamos à submissão de novos textos. Nosso desejo é contar com material oriundo da prática pedagógica cotidiana, mas, igualmente, com o aporte de grupos de pesquisa consolidados. Estes também podem e devem oferecer sua contribuição mais direta para a formação continuada de professores. Boa leitura!

Florianópolis, Vitória, maio de 2012.

Alexandre Fernandez Vaz Felipe Quintão de Almeida Jaison José Bassan.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1536

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.