Resumo

O presente estudo se desencadeou no âmbito da análise das concepções de Educação Física, traduzidas em orientações pedagógicas para a promoção de aprendizagens, e/ou do condicionamento físico, e/ou diversão, nas aulas da disciplina. Pretendeu descrever as relações entre as concepções e o modo como os professores programam objetivos de ensino de natureza atitudinal, bem como sua relação com a promoção de aprendizagens. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório. Foi realizada em duas fases. Na primeira realizou-se uma inquirição a 395 alunos, através de questionário (Teacher Profile Questionnaire) relativamente às percepções destes alunos em relação à atuação de 16 professores. Num segundo momento, foi feita entrevista com seis(6) professores selecionados através dos dados levantados pelos questionários, e divididos em dois grupos, com os três(3) que mais e menos valorizam a promoção de aprendizagens em cada grupo. Os resultados apontam para perfis de caráter multidimensional relativo às orientações pedagógicas. Também destacam que os objetivos de ensino de natureza atitudinal necessitam ser desenvolvidos nas aulas, numa ótica de promoção de aprendizagens. Para tanto, eles devem ser trabalhados de modo que seu desenvolvimento esteja relacionado com a aquisição das competências essenciais à aprendizagem “tecnomotora” e “sociomotora”.

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