Os Conhecimentos da Intervenção Profissional em Educação Física: o Olhar de Docentes dos Cursos de Preparação Profissional do Paraná

Por: Paula Evelise Fávaro.

148 páginas. 2010 23/09/2010

Send to Kindle


Resumo

Tivemos como objetivo geral analisar como os docentes das instituições de ensino do Paraná, que ministram aulas na graduação em educação física, caracterizam os conteúdos da intervenção profissional em educação física nas duas habilitações (licenciatura e bacharelado). Como objetivos específicos: (a) verificar como os professores das instituições de ensino superior em educação física do Paraná caracterizam os conteúdos da intervenção profissional na área; (b) compreender como os professores das instituições de ensino superior em educação física do Paraná abarcam a articulação dos conteúdos da intervenção profissional demandadas em um processo de tomada de decisão profissional; e (c) identificar como os professores das instituições de ensino superior em educação física reconhecem as possíveis inserções no mercado de trabalho na área. Utilizamos o método Delphi com duas rodadas (rounds) de questionários. O primeiro momento foi constituído de perguntas abertas e o segundo por uma escala likert de cinco pontos. Para análise de dados utilizamos mediana, média, desvio padrão e teste de Kolmogorov-Smirnov juntamente com a análise de conteúdo. Determinamos como consenso, os escores da mediana e média que atingissem valores iguais ou superiores a 4,0, juntamente com o desvio padrão que obtivessem valores inferiores ou iguais a 0,70 e o dissenso, quando a mediana e a média apresentassem escores inferiores a 4,0 e o desvio padrão superior a 0,70. Foram consultados professores que ministravam aulas nos cursos de graduação em educação física do Paraná, que atenderam aos seguintes critérios: a) possuir cargos administrativos relacionados ao cotidiano do curso de graduação em educação física; b) possuir publicações ligadas à preparação profissional; c) ser indivíduo ativo no repensar constante da preparação profissional dentro da instituição; d) possuir forte aceitação de seus pares e estudantes, assegurando assim influência de suas opiniões no meio deles. Essas opiniões, por sua vez, deveriam se referir ao aprimoramento da preparação profissional em educação física. Dessa forma, o painel de especialistas foi composto na primeira e segunda rodada por 18 professores. Os resultados apontaram que: a) os conteúdos necessários para a preparação do profissional de educação física se aproximaram dos utilizados pela profissão dominante; b) que o mercado de trabalho não foi perspectivado, pois os locais legitimamente reconhecidos foram os que obtiveram consenso e a articulação dos conteúdos da intervenção profissional demandadas em um processo de tomada de decisão profissional não foi possível identificar claramente por aparecerem em sua maioria às citações de instrumentos materiais. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000162449

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.