Os Conteúdos da Educação Física Escolar e a Relação Destes com as Demais áreas de Conhecimentos do Processo Educacional

Por: e Edna Regina Netto de Oliveira.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O processo legal educacional sempre considerou a área da Educação Física
como atividade. Entretanto, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional - LDBEN - 9.394/96, apontou-se para uma mudança
desse entendimento, ou seja, a Educação Física foi citada como sendo um
componente curricular. Isso pode provocar alterações substanciais no trato
dessa área no processo educacional, uma vez que deixa de ter a característica
de atividade, ao menos legalmente. Porém, sabe-se que no setor educacional as
mudanças não acontecem de forma rápida e apenas por intermédio de uma
determinação legal. O fato de a educação ser uma ação social vinculada por
completo no envolvimento de seus atores, ou seja, professores e alunos, e as
mudanças paradigmáticas serem deveras complicada para esses atores, qualquer
mudança se torna difícil, lenta e carente de muito empenho e paciência. Nesse
sentido, a área da Educação Física tem procurado produzir materiais e propostas
de intervenção pedagógica a fim de consolidar uma nova forma de se trabalhar
o seu conhecimento no processo educacional.Assim, com o intuito de continuar
nessa tarefa de novas opções e materiais didáticos para o profissional da
Educação, é que desenvolvemos este trabalho de característica descritiva
documental, com o objetivo de apontar o relacionamento existente entre os
cont e údos propos tos pa ra a Edu c a ç ão Fí s i c a Es col a r, ba s e ados na
sistematização apontada por OL I V E I R A (2004), e as demais áreas do
conhecimento que são trabalhadas na escola, da Pré-Escola ao Ensino Médio.
O Colégio integrante do estudo foi o Colégio de Aplicação da Universidade
Estadual de Maringá e os documentos analisados foram os planejamentos de
todas as disciplinas trabalhadas na escola. O processo se prendeu a relacionar
a proposta de OLIVEIRA (2004) e as demais disciplinas. Os resultados apontaram
uma consistência organizacional da proposta estudada e poucos ajustes para
incremento de novos possíveis conteúdos para facilitar trabalhos de característica
interdisciplinar. Da mesma forma foi possível indicar ao longo de todo o
processo educacional relações claras entre as áreas e a grande possibilidade de
trabalhos integrados, facilitando ações didático-pedagógicas e o processo de
aquisição de conhecimento por parte dos alunos.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/71_Anais_349.pdf

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