Resumo

No dia a dia é comum o professor de Educação Física se deparar com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, principalmente em escolas públicas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi identificar os desafios enfrentados por estes profissionais em suas atribuições diárias. Como método, foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa por meio de questionário. O estudo foi aplicado em diferentes escolas da rede pública estadual da cidade de Montes Claros e através dos dados obtidos, foi possível identificar que muitas não possuem estrutura física e material suficientes para a realização das aulas. Quanto à estrutura física existem escolas que não possuem quadras, salas específicas, etc. Os professores se ajustam a estes problemas lecionando aulas embaixo de árvores, em pátios inadequados, salas de aula e até mesmo em biblioteca. Em relação ao problema da falta de materiais, item essencial para o desenvolvimento das aulas de educação física, os professores têm muitas vezes comprado esse material com seu próprio dinheiro e em outros casos partido para a improvisação, utilizando da criatividade e até mesmo confeccionando materiais alternativos.

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