Os Desafios Pedagógicos das Demandas Ambientais na Perspectiva de Professores(as) de Educação Física

Por: Alison Nascimento Farias, Luciana Lima Rocha, , e Rafael Alexandre Brasil.

REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Investigamos um processo formativo ancorado em experiências narradas por professores(as) de educação física, buscando problematizar as suas práticas pedagógicas. Como pressuposto teórico, utilizamos a noção de demandas ambientais (SANCHES NETO et al., 2013). Neste artigo temos como objetivo interpretar, de modo reflexivo e colaborativo, as experiências de ensino de professores(as) de educação física a partir da emergência das demandas ambientais. Para isso, utilizamos narrativas (auto)biográficas por escrito, identificamos as demandas que emergem na perspectiva dos(as) professores(as) e descrevemos as vivências relatadas para apontar indícios argumentativos das experiências. Por meio de um percurso metodológico qualitativo, enfatizamos a colaboração entre os(as) participantes em encontros sistemáticos, realizados na cidade de Fortaleza, no âmbito de um grupo de pesquisa na Universidade Federal do Ceará. Consideramos que esse caminho contribui para refletir colaborativamente, de modo propositivo, sobre os desafios pedagógicos de cada contexto escolar.

Endereço: https://www.rebescolar.com/conpefe/OS-DESAFIOS-PEDAG%C3%93GICOS-DAS-DEMANDAS-AMBIENTAIS-NA-PERSPECTIVA-DE-PROFESSORES(AS)-DE-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA/9--2018--MAR--AIII-VIII/0a809892-34ba-486f-bd9d-662fdd4dc8d0

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.