Os destinos do Leão : um estudo semiótico-discursivo das charges jornalísticas sobre o Avaí Futebol Clube no Campeonato Brasileiro/2009.

Por: Fabio Carvalho Messa.

2010 26/02/2010

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho oferece aos professores de Educação Física um respaldo teóricocrítico sobre análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas de futebol nos veículos impressos da Grande Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí Futebol Clube no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro daquele ano por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia) e Adorno (Hora de Santa Catarina). Neste percurso, fundamentam-se concepções de charge, cartum e caricatura, de acordo com sua evolução na história da imprensa; descrevem-se as relações de sentido subjacentes às mascotes dos clubes, assim como vislumbra-se a decorrente narrativização das mascotes no universo das charges jornalísticas. O processo analítico se desenvolve diante de uma amostra de 77 charges, que são dispostas cronologicamente, nas quais se destacam alguns elementos fundamentais constituintes dos processos semiósicos e discursivos das narrativas da performance do Leão ao longo do campeonato.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.