Resumo

Este trabalho é parte de um estudo que tratou da formação dos Educadores Sociais de Esporte e Lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade-PELC- (BRASIL, 2008), ocorrido em Porto Alegre/RS. Tal estudo teve por objetivo compreender as relações que estes educadores sociais de esporte e lazer estabeleciam entre as formações pedagógicas realizadas por este Programa e sua atuação junto às comunidades da periferia de Porto Alegre/RS durante o desenvolvimento do PELC nesta cidade. O trabalho de campo nos permitiu construir cinco categorias de análise de modo a dar conta do problema de investigação: (a) formação pedagógica no PELC; (b) o lazer e o esporte no PELC; (c) a prática pedagógica; (d) as relações na comunidade; e, (e) a gestão local do PELC. Neste trabalho apresentamos as análises e aprendizagens construídas a partir da categoria “relações na comunidade”. Objetivamos aqui discutir as implicações das formações nas ações do cotidiano dos educadores sociais de esporte e lazer nas comunidades em que trabalharam no PELC.

Acessar