Os Efeitos Crônicos do Exercício Físico Aeróbio nos Níveis de Serotonina e Depressão em Mulheres Idosas.

Por: Keila Maria Dias Carmo Lopes.

104 páginas. 2001

Send to Kindle


Resumo

Estima-se que durante a primeira década do século XXI um grande número de pessoas deverá estar com 85 anos ou mais. Uma vez que o envelhecimento é um processo lento, progressivo e caracterizado pela diminuição da atividade fisiológica, conseqüentemente, devem ser esperados acúmulos de processos patológicos. Estudos têm citado a queda do desempenhodo sistema nervoso central durante o envelhecimento. Este declínio tem atuado na redução da velocidade de condução nervorsa, bem como, na produção de neurotransmissores, por exemplo a serotonina (5-HT). A visível mudança de humor com tendência a depressão, redução das horas de sono, queda do desempenho sexual e do apetite, fazem parte do cabedal de queixas pertinentes a um grupo considerável de idosos. Grande parte dos estudos de desordens afetivas tem sido correlacionada com aminas biogênicas, entre elas a serotonina. Nesse sentido, diversos estudos em modelos humanos e animaissão necessários para confirmar e explicar os efeitos antidepressivos associados ao exercício físico. O propósito deste estudo consistui em verificar as alterações plasmáticas nos níveis de 5-HT e nos níveis de depressão em mulheres idosas submetidas a um programa de atividade física aeróbia, que consistiu de dois grupos: experimental (n=28) e controle (n=20) com 5.1 anos, respectivamente. Os resultados indicaram uma? 6.4 e 56.8 ?58.6 0,001),?redução significativa nos níveis serotoninérgicos plasmáticos no GE (p 0,01) nos níveis de depressão, em relação?bem como alterações significativas (p GC. Conclui-se que, o exercício físico aeróbio moderado de oito semanas foi efeito para propiciar uma melhora significativa na capacidade cardiorrespiratória e reduzir, também significativamente, o percentual de gordura, a massa corporal, os níveis plasmáticos serotoninérgicos e os níveis de depressão , baseados nos escores indicadores de depressão de Beck.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=933&listaDetalhes%5B%5D=933&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.