Os Efeitos da Prática do Slackline na Atenção Concentrada

Por: Arthur Magno Monteiro da Silva, João Vitor Monteiro Fernandes, Lourival Martins Alvarenga, Nilo Terra Arêas Neto e Roberto Gomes Assis Neto.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.23 - n.249 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se, por suas demandas específicas relacionadas a manutenção do equilíbrio, a prática do Slackline pode contribuir na melhora da atenção concentrada de crianças em idade escolar, com dificuldades de aprendizagem. Assim, 06 (seis) crianças com idade entre 09 e 12 anos foram incluídas como amostra deste estudo, que contou como uma ação intervencionista por um período de 12 semanas, com 2 sessões semanais de 1 hora cada, de treinamento com o Slackline. Para a coleta de dados, utilizou-se o teste da grade numérica na avaliação da Atenção Concentrada. No tratamento estatístico utilizou-se de métodos de estatística descritiva. Para a inferência dos resultados obtidos no processo de testagem se utilizou do Teste t Student para amostras dependentes. Os resultados encontrados apontam para uma melhora estatisticamente significativa no desempenho obtido pelos indivíduos da amostra. Apesar de insuficiente, esse resultado credencia essa modalidade como potencial estratégia de incremento das aprendizagens, a partir da melhora da capacidade de concentração de seus praticantes.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/621/574

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.