Os Efeitos de Diferentes Tipos de Treinamento Contra Resistência na Hipertrofia Muscular em Homens Idosos

Por: Wanderson da Silva Nogueira.

56 páginas. 2007 12/06/2007

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Resumo

Objetivo: o objetivo do presente estudo foi determinar se o treinamento contra resistência com contrações de alta velocidade (AV) é mais eficaz do que o treinamento com contrações de baixa velocidade (BV) na indução de hipertrofia muscular em homens idosos. Métodos: Vinte homens idosos (entre 60 e 76 anos) foram divididos em dois grupos: BV (n = 9) e AV (n = 11). Os voluntários realizaram treinamento resistido duas vezes por semana, durante 10 semanas. Todos os exercícios foram realizados com cargas de 40% a 60% de 1RM. Foram realizadas três séries de oito repetições de cada exercício, com intervalos entre as séries de 90 segundos. Os diâmetros ântero-posteriores (DAP) do bíceps braquial (BIC) e do reto femoral (RF) foram avaliados por exames de ultra-sonografia (US) em um aparelho HDI 5000 da marca Philips, com transdutor multifreqüencial de alta resolução de 12,0 MHz. Resultados: o teste estatístico assinalou aumento significativo (p≤0,05) no DAP do BIC (BV=6,7% e AV=14,3%) e RF (BV=5,5% e AV=11,3%) nos dois grupos. Houve ainda diferença significativa nas alterações de DAP do BIC entre os dois grupos. O grupo de AV obteve o dobro de aumento no DAP nesse segmento (BV=0,15±0,11 e AV=0,30±0,19). Porém, não houve diferença significativa (p≤0,05) para membros inferiores (BV=0,09±0,15 e AV=0,20±0,16). Conclusão: Dez semanas de treinamento contra resistência de BV e AV, realizados duas vezes por semana, promovem hipertrofia muscular nos músculos de membros superiores e inferiores de homens idosos. Além disso, o treinamento de AV parece proporcionar maiores aumentos de massa muscular em membros superiores em relação ao treinamento de BV em idosos com características similares à dos participantes do presente estudo.

Endereço: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1071

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