Os Efeitos do Exercício Físico Sobre o Controle Reflexo do Sistema Nervoso Autônomo na Hipertensão Arterial Sistêmica

Por: Deborah Passos de Morais, Gisele Marcolino Saporetti, Kátia Euclydes, Lucas Siqueira Moraes e Sarah da Glória Teles Bredt.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Verificar o efeito do treinamento aeróbico no controle reflexo do sistema nervoso autônomo (SNA) em indivíduos hipertensos, especificamente aqueles exercidos pelos pressorreceptores arteriais e quimiorreceptores.

Métodos e Resultados:
Foi realizada uma revisão de literatura através da busca de referências nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no Portal Google Acadêmico com os descritores “hipertensão”, “exercício” e “sistema nervoso autônomo” nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre o ano 2000 e 2011. Como resultado parcial, foram encontrados quatro artigos sobre o tema sendo dois estudos experimentais e duas revisões de literatura. Estas referências apontam para uma melhora dos controles reflexos da pressão arterial do SNA e, consequentemente, do quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Conclusão:
A partir das referências analisadas, percebeu-se que o treinamento aeróbico pode trazer melhoras no controle reflexo do sistema nervoso autônomo sobre a pressão arterial e, consequentemente, sobre o quadro de HAS.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.