Os Efeitos do Exercícios Físico Sobre a Depressão e Ansidade em Portadores de Epilepsia.

Por: .

94 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

O exercício físico regular tem permitido um estado de saúde positivo, possibilitando benefícios fisiológicos, com alterações de melhorias cardiovasculares, diminuição de percentual de gordura corporal, níveis de colesterol sanguíneo, força muscular e, principalmente, a melhoria no estado psicológico dos pacientes epilépticos, com redução de ansiedade, depressão, raiva, desconfiança. Para analisar os efeitos do exercício físico sobre a depressão e ansiedade em portadores de epilepsia foi utilizada uma amostra composta de 30 epilépticos, voluntários, do sexo masculino, com idade entre 40 e 49 anos, média de 45 anos, sedentários, que não fazem utilização de medicamentos antidepressivos e não possuem contraindicações à prática de exercícios físicos diagnosticados por meio de avaliação médica. Os participantes do estudo foram submetidos a um programa de atividade física aeróbia durante 12 semanas, com 3 sessões semanais e com duração que variou de 40 a 60 minutos. Como resultados foi observado uma redução nos níveis de depressão e que não houve efeitos significativos sobre os níveis de ansiedade. Por outro lado, observou-se uma redução nos números de crise nesse período de 12 semanas. Dessa forma o estudo mostrou que o exercício físico aeróbio tem efeito terapêutico sobre a depressão e tendência de melhora sobre a ansiedade nos portadores de epilepsia.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1042&listaDetalhes%5B%5D=1042&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.