Os Efeitos do Feedback de Vídeos no Comportamento dos Treinadores e a Relação Treinador-atleta

Por: Mathieu Simon Paul Meeus e Sidónio Serpa.

Journal of Clinical Sport Psychology - v.4 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo examinou os efeitos do feedback de vídeos no comportamento não-verbal de treinadores de handebol assim como as percepções e ansiedades de treinadores e atletas. Um grupo de intervenção (49 participantes) e um grupo controle (63 participantes) completaram o Sistema de Avaliação de Comportamento de de Treinadores (CBAS), o Questionário de Comportamento de Treinadores e, o Registro do Estado de Ansiedade em Competição-2, em duas ocasiões separadas, com sete semanas de intervalo entre cada uma delas. Os treinadores do grupo de intervenção receberam o feedback de vídeos e tabelas de frequência comparando suas respostas pessoais com as respostas dos atletas de sua equipe no CBAS. Medidas repetidas ANOVA mostraram que, em longo prazo, os atletas do grupo de intervenção relataram ter significativamente menos ansiedade e perceberam seus treinadores significativamente mais positivos quando comparados aos atletas do grupo controle. Em longo prazo, treinadores do grupo de intervenção perceberam-se significativamente mais positivos que os treinadores do grupo controle. Comparados aos jogadores de linha, os goleiros foram significativamente mais ansiosos e perceberam seus treinadores menos positivamente. Conluí-se que a intervenção usando o feedback de vídeo pode ter efeitos positivos sobre a ansiedade e a percepção do treinador e, atletas de linha e goleiros possuem perfis diferentes. (Trad. Raquel Pedercini)

Endereço: http://journals.humankinetics.com/jcsp-back-issues/jcsp-volume-4-issue-4-december/the-effects-of-video-feedback-on-coaches-behavior-and-the-coach-athlete-relationship

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.