Os Efeitos da Prática da Natação Sobre a Independência Funcional de Pacientes com Lesão Medular Traumática

Por: Maurício Corte Real da Silva.

87 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

O esporte tem um papel fundamental ao complementar e ampliar as alternativas terapêuticas do processo global de reabilitação, além de favorecer e estimular a independência funcional. A medida de Independência Funcional (Escala FIM) tem sido o instrumento utilizado com o propósito de padronizar o conceito de independência funcional e de medir sua evolução ao longo do processo de reabilitação. O presente estudo propôs-se a conhecer os efeitos da prática esportiva de natação, em pacientes vítimas de lesão medular traumática e em processo de reabilitação, sobre as habilidades funcionais medidas por meio da Escala FIM. O estudo foi realizado com 16 lesados medulares que participaram de um programa de reabilitação no Hospital Sarah-Brasília, divididos em dois grupos: experimental (n=8) e controle (n=8). Os dois grupos foram avaliados com a Escala FIM, antes e após o experimento, que consistiu em sessões de natação, realizadas duas vezes por semana, por um período de quatro meses. Os testes estatísticos aplicados mostraram que, tanto o grupo experimental quanto o controle, apresentaram mudanças nos aspectos relacionados aos cuidados com o corpo, transferências, escore motor total e escore total, após o período experimental. Embora ambos tenham apresentado nítidos ganhos, os grupos apresentaram resultados heterogêneos, sendo que o grupo experimental apresentou significativamente maiores ganhos nas transferências (p=0,02), escore motor total (p=0,01) e escore total (p=0,01). Os objetivos do estudo foram alcançados e foram observadas mudanças estatisticamente significativas entre grupo experimental e controle em relação às habilidades funcionais mensuradas pela Escala FIM. Deduz-se, portanto, que a atividade física de natação realizada com os participantes do estudo foi efetiva na melhora da condição física, trazendo benefícios motores e, que repercutem direta e objetivamente sobre as habilidades funcionais dos participantes do grupo experimental.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=917&listaDetalhes%5B%5D=917&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.