Os Efeitos da Suplementação Imediata de Creatina nos Níveis Sanguíneos e Urinários com ou Sem Exercícios Anaeróbios

Por: Wagner de Campos Rosário.

64 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da ,suplementação imediata de creatina nos níveis sanguíneos e ,urinários de creatina, com ou sem a realização de exercícios ,anaeróbios. Foram investigados 23 indivíduos aleatoriamente, que ,foram divididos em dois grupos: Grupo experimental com exercício ,(GECE) e Grupo experimental sem exercício (GESE). Os dois ,grupos foram suplementados inicialmente com 7 g Cr + 95 g CHO. Após duas horas desta suplementação os participantes foram ,submetidos a um teste de corrida de 30 tiros de 30m, com intervalo ,de 1 minuto entre cada tiro. Entre o 15° e o 16° tiro foi realizado um ,intervalo de 15 minutos onde os indivíduos foram suplementados ,com mais 7g Cr e 250ml de um repositor hidroeletrolítico. Foram ,realizadas quatro coletas de sangue (S1 - pré-suplementação; S2 - ,1h30min pós-suplementação; S3 - no intervalo do exercício do ,GECE; S4 - 450 minutos após a primeira suplementação de 7 g ,Cr). A urina dos grupos fo; tinida por 24 horas após a primeira ,suplementação de creatina. Os resultados mostraram diferenças ,significativas nos momentos de coleta de sangue dentro dos grupos ,(p < 0,01), sendo demonstrado um aumento dos níveis sanguíneos ,até a coleta S3 e uma queda em S4. Entre os grupos (GECE e ,GESE), não foram verificadas diferenças significativas nos quatro ,momentos de coleta (p > 0,05). A análise da urina demonstrou que ,não houve diferenças significativas na excreção urinária de creatina ,pós-suplementação. Os resultados encontrados demonstraram que ,exercícios de característica anaeróbia não modificam a excreção ,urinária de creatina levando-se em consideração as quantidades de ,Cr e CHO suplementadas no presente estudo.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1035&listaDetalhes%5B%5D=1035&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.