Os Enquadramentos dos Jornais Zero Hora e Folha de São Paulo na Cobertura de Daiane dos Santos nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004: a Midiatização do Resultado Esportivo,

Por: .

2007 00/00/0000

Send to Kindle


.Resumo

Esta tese tem por objetivo identificar e interpretar os enquadramentos e mapas de significado de produção de sentidos estabelecidos na cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, considerando o processo de agendamento realizado pelos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora, a partir da participação da ginasta Daiane dos Santos. O corpus da pesquisa é composto pelos materiais jornalísticos (textos, fotos, legendas, linhas de apoio) referentes à cobertura de Daiane, publicadas por esses jornais durante o mês de agosto de 2004. Foram consideradas as capas e contracapas dos dois jornais, bem como dos suplementos especiais de cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004 e caderno de esportes. A partir de seqüência cronológica de veiculação das notícias sobre Daiane dos Santos, dividimos a descrição dos materiais em quatro temas: 1) A primeira prova da favorita; 2) Classificada – o agendamento da grande final – que venha o ouro!; 3) A preparação para a final: o dia da prova; 4) A descontrução do resultado. Todos os temas têm relação com os fatos que se sucederam, alinhadas à idéia de agendamento e evidenciado nos jornais. Em função da cobertura realizada pelos jornais de referência, constatamos que eles estabeleceram estratégias discursivas díspares em relação aos fatos referentes à atuação de Daiane. Por fim, concluímos que a produção da notícia acerca da atleta reafirmou elementos provenientes da cultura editorial dos jornais pesquisados, como também os distanciamentos geográficos em relação aos atores sociais representou, no caso da Folha de São Paulo, um mapa de significados alinhado a aspectos técnicos do campo esportivo. O Jornal ZH oferta os aspectos técnicos, mas sempre alinhado com um frame identitário, construindo um mapa de significados mais contextual para os gaúchos.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.