Os Espaços Públicos de Lazer em Caçador: Onde Estão e Como São Vistos?

Por: Eduardo Batista Von Borowski, Gustavo Eurico Valentini e Jéssica Serafim Frasson.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física, enquanto disciplina curricular na educação básica assume diversas concepções de acordo com o contexto, momento histórico e a cultura escolar. Nesta proposta pedagógica, entendemos a Educação Física como uma disciplina curricular que tematiza a cultura corporal e proporciona o acesso ao conhecimento e à reflexão crítica das inúmeras manifestações ou práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade, buscando contribuir para uma formação integral de um ser humano crítico e reflexivo, reconhecendo-se como sujeito, que é produto, mas também agente histórico, político, social e cultural (PARANÁ, 2008). Desta forma, compreendemos o lazer como um dos conteúdos da Educação Física e consequentemente como uma manifestação da cultura corporal. Concordamos com Gramsci (1978) ao afirmar que o lazer deve constituir-se num espaço de organização da cultura, onde as pessoas possam ampliar as oportunidades de questionar os valores da ordem social vigente, de maneira que além de vivenciarem, possam também produzir cultura.
Neste sentido, além da necessidade de promover o debate sobre o lazer como conteúdo na disciplina de Educação Física dos cursos técnicos integrados do IFSC Câmpus Caçador, objetivamos identificar e analisar criticamente os espaços públicos de lazer na cidade de Caçador, SC a partir de visitas, entrevistas e uma mostra fotográfica. Para alcançar os objetivos da prática pedagógica (compreender criticamente o lazer, suas manifestações e políticas públicas), em um primeiro momento debatemos em sala de aula conceitos de lazer, as práticas que os estudantes vivenciam, os espaços de lazer frequentados por eles, entre outras situações para compreender o lazer de maneira ampla e como parte da cultura na qual somos parte. Após esses debates, surgiu o interesse em identificar os espaços públicos de lazer no município, quais as impressões da população usuária e o olhar de nossos estudantes frente a esses espaços.
Para identificar os espaços usamos três fontes: os próprios estudantes que relataram os espaços conhecidos, os presidentes de associações de bairro que forneceram informações acerca do local onde moram e a Fundação de meio ambiente do município, responsável pela limpeza desses espaços. De conhecimento dos espaços de públicos de lazer, realizamos a identificação visual destes, em um mapa da cidade. Assim, os estudantes foram a campo, realizaram fotografias, coletaram informações sobre os locais e entrevistaram cento e cinquenta e um usuários através de um questionário adaptado de Silva (2009).
As fotografias foram tratadas, impressas e organizadas para uma exposição em formato de mostra fotográfica contendo 13 obras dos estudantes. Os dados coletados e analisados estatisticamente foram debatidos pelos estudantes culminando em um texto em formato de pôster apresentando os resultados da pesquisa que também fez parte da mostra. A concretização dessa experiência escolar permitiu, em síntese, aos estudantes acessarem um conteúdo da educação física tendo a pesquisa como princípio educativo, permitindo a produção e a socialização desse conhecimento através de uma ação de extensão.
Percebemos ainda que as diferentes linguagens e manifestações são importantes para o aprendizado e a socialização do conhecimento produzido, e por isso, destacamos a mostra fotográfica, exposta pelos estudantes durante os jogos internos do IFSC do Campus Caçador, como uma possibilidade de aprendizagem e reflexão sobre os espaços públicos de lazer em Caçador, bem como a disseminação do conhecimento construído na disciplina de Educação Física.
Para além da proposta pedagógica, sustentando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os estudantes propuseram construir uma sala de jogos no campus onde a comunidade escolar poderá usufruir em momentos ociosos, em aula e ainda como laboratório de práticas pedagógicas para os professores.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.