Os Esportes, Enquanto Práticas de Lazer, Sob Uma Perspectiva Estética/literária: Notas Acerca dos Contos de Ernest Hemingway (1920 ? 1930)

Por: e .

Licere - v.21 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Utilizando-nos da literatura como fonte histórica, o que pretendemos no presente artigo foi investigar os esportes, enquanto práticas de lazer, descritas/representadas nos contos de Ernest Hemingway, publicados na década de 1920, sob uma perspectiva estética. Para tal usamos os preceitos de Antônio Candido para a análise literária, considerando tanto o texto como o contexto do autor nesse processo. Também usamos como referencial teórico Hans Ulrich Gumbrecht, para nos aproximarmos de uma perspectiva estética. Concluímos que, além das várias manifestações esportivas encontradas nos escritos do literato, parecia haver um reforço de um ideal de masculinidade vinculado aos esportes, possivelmente frequente no contexto histórico do escritor. 

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/11519

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.