Os Estudos de Esporte no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2012: Avanços e Limites

Por: Rafael Fortes.

IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE

Send to Kindle


Resumo

O artigo analisa os trabalhos do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte publicados nos anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (CBCC), realizado em setembro de 2012 na Universidade de Fortaleza (Unifor). Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o CBCC é o maior congresso brasileiro da área de Comunicação e, naquele ano, teve o esporte como tema central. Dentre as atividades que compõem a programação, o encontro dos GPs é o espaço privilegiado para a apresentação de comunicações com o resultado de pesquisas.
Para a elaboração deste artigo, foram lidos todos os 33 artigos relativos ao GP Comunicação e Esporte, totalizando 461 páginas.
Do ponto de vista qualitativo, discute-se a consistência teórico-metodológica e a observância de parâmetros de cientificidade. Isto é feito a partir da análise de aspectos como: tipo de estudo e análise do material empírico; uso de referências bibliográficas; narrativa e construção do texto. Conclui-se que diversos trabalhos ainda apresentam fragilidades nestes aspectos.
Do ponto de vista quantitativo, levou-se em conta a modalidade esportiva analisada e o tipo de mídia/material investigado. A análise mostra que a ampla maioria é dedicada ao futebol e que a mídia mais frequente como fonte e/ou objeto é a internet.
Nas considerações finais, pondera-se que tal quadro é compreensível, tendo em vista a incipiência do tema na Comunicação e características da própria área. E aponta-se um programa para o futuro próximo, que inclui: a) inovação na aplicação de conceitos e problematização do uso de teorias; b) produção, uso e disponibilização de fontes em diálogo com a história oral; c) análise crítica da ampla bibliografia jornalística existente sobre esporte; d) abordagens temáticas criativas para pensar comunicação e esporte; e) abordar a publicidade e aspectos econômicos do esporte.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.