Os Gaviões da Fiel Ensaios e Etnografias de Uma Torcida Organizada de Futebol

Por: Bernardo Borges Buarque de Hollanda e .

316 páginas. 7Letras. 2015

Send to Kindle


Sobre a Obra

Esta coletânea de artigos organizada por Bernardo Borges Buarque de Hollanda e Plínio Labriola Negreiros traz, não apenas para os torcedores do Corinthians, mas para todos os amantes e estudiosos do futebol, uma rica contribuição para o entendimento do que realmente significa ser parte de uma torcida organizada grande como a Gaviões da Fiel e como ela afeta a vida do clube e seus torcedores. Segundo Roberto DaMatta: “[...] eis um conjunto de ensaios que, em vez do jogo, estuda a torcida e, como manda toda boa etnografia, focaliza umas das mais intrigantes do Brasil: a do Corinthians. [...] O lado ambíguo dos que não jogam, mas, sem os quais, não haveria jogo, pois é a torcida que constitui o espetáculo”.

As bancas de revistas e jornais, os carros e as janelas das casas da sisuda São Paulo estavam ornamentadas de bandeiras. Nos jornais, ocupando grandes espaços nas primeiras páginas e nos cadernos, o assunto era um só. O motorista de táxi foi logo dando a sua opinião. Nos bares faziam-se apostas. Tinha-se a impressão de que toda a cidade seria palco de uma grande comemoração nacional. A diferença era de que as bandeiras não pertenciam a nação alguma e nem o assunto, as manchetes e as notícias referiam-se a qualquer tema considerado tradicionalmente de interesse nacional. Falava-se mesmo era de futebol e, principalmente, falava-se de Corinthians. As bandeiras, óbvio, eram também as do time. Do “timão”, como ele é chamado.

Endereço: http://www.7letras.com.br/os-gavioes-da-fiel-ensaios-e-etnografias-de-uma-torcida-organizada-de-futebol.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.