Os Jogos Eletrônicos no Contexto Pedagógico da Educação Física Escolar

Por: Emilio Rodrigues Júnior e José Roberto Lopes Sales.

Conexões - v.10 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O século XXI está marcado pelo grande avanço da tecnologia, o uso da informática passou a ser um instrumento metodológico para o ensino. A mídia eletrônica tem aumentado a cada dia no meio escolar, principalmente no que diz respeito ao uso dos jogos eletrônicos, e isso tem feito mudar o comportamento educacional, havendo uma necessidade de profissionais para lidar com essa mudança que rodeia as escolas de hoje. O objetivo da pesquisa foi verificar a opinião dos professores quanto ao uso dos jogos eletrônicos no contexto pedagógico da Educação Física Escolar e a aceitação dos alunos quanto ao uso nas aulas de educação física. Foram pesquisados 100 professores e 350 alunos. A coleta de dados foi feita através de entrevista estruturada e posterior transcrição, onde se puderam verificar quais os jogos eram conhecidos pelos professores, a vivência com os jogos, a utilização dos jogos em suas aulas de Educação Física e a transformação de certos jogos em realidade nas aulas. Concluiu-se que a maioria dos professores (69,26%) faria uso dos jogos eletrônicos como conteúdo pedagógico da Educação Física Escolar e 85,35% dos alunos aceitariam os jogos nas aulas, 30,74% dos professores opinaram que não fariam uso dos mesmos e 17,65% dos alunos não faz questão dos jogos.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/798

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.