Resumo

A presente tese investiga a produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo principal discutir criticamente o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Para tanto, foram utilizados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Quanto ao método, empregou-se inicialmente uma análise prospectiva de conteúdo seguida por um estudo detido das narrativas. A história cultural foi o norte teórico desse trabalho, contribuindo para o entendimento dos conceitos de narrativa e representação. Os resultados encontrados apontam para a presença de jogos olímpicos em contextos para além do esportivo e fora do eixo de submissão ao Comitê Olímpico Internacional. Foram verificados, por exemplo, jogos olímpicos enquanto divertimento (exibições esportivas em eventos comemorativos) e prática artístico-cultural (em circos e teatros), sem um caráter necessariamente competitivo. Para entendermos a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, foi necessário acompanhar as operações engendradas por atores variados, na mídia, na sociedade civil e no aparelho estatal. As interações sociais e os ajustamentos culturais foram peremptórios na aceitação da nova ideia olímpica entre os cariocas. Os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça. Em suma, esta pesquisa vem a reforçar a hipótese de que a imprensa é causa e consequência da popularização dos esportes no Rio de Janeiro.