Os Lugares da Sociologia na Formação de Estudantes do Ensino Médio: as Perspectivas de Professores

Por: Kelly Cristine Corrêa da Silva Mota.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - n.29 - 2005

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Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o ensino da sociologia no ensino médio. O objetivo é compreender o lugar do conhecimento sociológico na formação escolar de estudantes desse nível de ensino, a partir de perspectivas de professores de sociologia. Leituras teóricas, leituras de documentos legais e entrevistas com professores indicaram os conhecimentos sociológicos como componentes fundamentais na formação de estudantes cidadãos e críticos. A problematização desse argumento, a partir de uma concepção ampliada de educação, cidadania e crítica apontou que o trabalho docente na área está pautado no pressuposto da escolarização e da precarização política dos jovens para o exercício da cidadania e da crítica. A sociologia ensinada nas escolas, percebida como elemento privilegiado na constituição dessas dimensões, acaba por sublinhar um pretenso despreparo, desinteresse e incapacidade política dos jovens para tal exercício. Além disso, ignora outras práticas e espaços sociais que conduzem o ser humano a uma formação crítica e cidadã. Palavras-chave : ensino da sociologia; sociologia no ensino médio; cidadania e crítica.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a08.pdf

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