Os Modelos Heurísticos e Suas Contribuições à Resolução de Problemas: Apresentação e Análise de Exemplos na área da Educação Física

Por: .

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

As pesquisas que utilizam métodos e recursos provenientes da Heurística podem ainda ser consideradas escassas e incipientes na área da Educação Física. Como bem elucida Moustakas (1990, p. 9, tradução nossa), “a pesquisa heurística se refere a um processo de busca interna, por meio do qual um pesquisador encontra a natureza e o significado de uma determinada experiência, além de desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa”. Portanto, um instrumento heurístico possui um valor de descobrimento, de invento. Sua criação está relacionada à resolução de um problema específico. Por conseguinte, este instrumento terá valor se, uma vez aplicado, contribuir para o progresso de um determinado campo científico. Diante das contribuições da Heurística, os objetivos deste texto são: (a) apresentar alguns modelos heurísticos desenvolvidos no contexto das línguas ibero-ocidentais (em particular, do português e do castelhano) da Educação Física; (b) circunstanciar os processos e etapas de criação dos modelos heurísticos; e (c) analisar a aplicação destes modelos no ensino de Educação Física. Os modelos foram desenvolvidos para análise e determinação dos enfoques de dois corpora de livros de literatura infantil com temática relacionada à Educação Física e ao Esporte, publicados no Brasil e na Espanha. A análise de conteúdo é a principal técnica metodológica a ser empregada na utilização dos modelos heurísticos, que estão constituídos por um conjunto de categorias (denominadas enfoques). Estes enfoques apresentam sua origem em dois âmbitos: natureza perpendicular e transversal. A natureza perpendicular está relacionada a temas específicos da área da Educação Física, como, por exemplo, a cultura corporal, além de considerar o conceito de práticas corporais. Por outro lado, a natureza transversal está relacionada aos enfoques extrínsecos à Educação Física, e suas categorias sofrem influência das grandes áreas das Ciências Humanas e Sociais, sendo, portanto, temas recorrentes na área da Educação Física. Tais modelos contribuem para a organização do conhecimento e recuperação das obras infantis, auxiliando o professorado na identificação, análise e utilização deste tipo de literatura em diferentes etapas e blocos de conteúdos referentes ao ensino de Educação Física, no contexto da Educação Básica.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2016 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.