Os Primeiros Tempos do Esporte na Cidade do Rio de Janeiro. Brasil. Cultura, Ciência e Esporte

Por: .

CCD. Cultura Ciencia Deporte - v.1 - n.1 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Partindo da premissa de que o estudo da pática esportiva da população brasileira pode ser útil para expandir nossa compreensão histórica, não só sobre o esporte no Brasil, mas também a estrutura sócio-cultural de um tempo, esta pesquisa teve como objetivo compreender as peculiaridades do primórdios do esporte no Rio sócio-cultural de Janeiro (Brasil) do século XIX. O principal objetivo foi identificar a apreensão do campo de esportes (significados e importância) pelas várias classes sociais e compreender as relações entre as representações diferentes ligados ao diferente grupos envolvidos. Rio de Janeiro foi escolhido devido à sua importância no cenário nacional no momento, em que se baseava governo e principal porto de entrada no país. fontes utilizadas foram das mais diversas naturezas: a partir de jornais do período a documentos guardados em arquivos; iconografias Rio de Janeiro e crônicas de vários autores, estudos sobre a história da cidade, incluindo os cronistas.

Endereço: http://www.ucam.edu/ccd/numeros/vol1/vol.1-no-1-noviembre-2004/andrade-v.-2004-.-los-primeros-tiempos-del-deporte-en-la-ciudad-de-rio-de-janeiro.-brasil.-cultura-ciencia-y-deporte-1-1-7-13

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.