Os Processos de Agendamento Midiático e o Discurso Global Para a Copa do Mundo de 2014

Por: Fábio Soares da Costa, Janete de Páscoa Rodrigues e José Carlos de Sousa.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Este artigo analisa o discurso midiático em torno da Copa do Mundo de Futebol que aconteceu neste ano de 2014 no Brasil. A pesquisa usa como corpus de análise a transmissão ao vivo, pela TV Globo, do jogo amistoso entre África do Sul X Brasil, realizado dia 05 de março de 2014, na cidade de Johanesburgo na África do Sul, ocasião em que se apresentou um agendamento midiático para os principais eventos relacionados à realização da Copa 2014, bem como os preparativos da seleção brasileira de futebol até o início desse megaevento. A pesquisa possibilitou a observação de uma agenda superficial sob o ponto de vista crítico, bem como de discursos voltados para o legado que o evento pode proporcionar, além de uma demanda forte de agendamento noticioso para os eventos posteriores relacionados à partida, como os próximos amistosos da seleção, a convocação dos jogadores e o início da Copa.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6246

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.