Resumo

A problemática central deste trabalho diz respeito a quais as estratégias e os contextos utilizados por professoras que atuam na Educação Infantil para promover, na prática pedagógica, a educação do corpo infantil e daquilo que lhe é associado como gestos, posturas, atitudes e ritmos. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa são: 1 - compreender os recursos conceituais e instrumentais que as professoras lança, mão para educar o corpo da criança e; 2 - fornecer subsídios para a instauração de um lócus de discussão, reflexão e vivência sobre/com o corpo no processo de formação inicial e continuada de professores. Caracterizado como estudo bibliog´ráfico de caráter qualitativo, o estudo toma como fontes de investiação, dissertações e teses de mestrado e doutorado, artigos de revista e textos publicados em anais de congressos científicos das área Educação e Educação Física. Esse estudo insere-se na perspectiga de construção de alternativas de formação que possam contrapor-se a lógica capitalista neoliberal e ao processo de aprofundamento da desumanização da pessoa e da sociedade.

Data da defesa: 19/12/2002

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