Os Professores e a Produção do Corpo Educado: o Contexto da Prática Pedagógica

Por: Rubia-mar Nunes Pinto.

2012 19/12/2002

Send to Kindle


Resumo

A problemática central deste trabalho diz respeito a quais as estratégias e os contextos utilizados por professoras que atuam na Educação Infantil para promover, na prática pedagógica, a educação do corpo infantil e daquilo que lhe é associado como gestos, posturas, atitudes e ritmos. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa são: 1 - compreender os recursos conceituais e instrumentais que as professoras lança, mão para educar o corpo da criança e; 2 - fornecer subsídios para a instauração de um lócus de discussão, reflexão e vivência sobre/com o corpo no processo de formação inicial e continuada de professores. Caracterizado como estudo bibliog´ráfico de caráter qualitativo, o estudo toma como fontes de investiação, dissertações e teses de mestrado e doutorado, artigos de revista e textos publicados em anais de congressos científicos das área Educação e Educação Física. Esse estudo insere-se na perspectiga de construção de alternativas de formação que possam contrapor-se a lógica capitalista neoliberal e ao processo de aprofundamento da desumanização da pessoa e da sociedade.

Data da defesa: 19/12/2002

Endereço: https://ppge.fe.ufg.br/n/460-dissertacoes-defendidas-entre-2000-2002

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.