Resumo

Sob a perspectiva complementar à escola, os projetos sociais devem
apresentar características que comprovem as suas atuações nesse sentido.
Os projetos almejam atuar no resultado escolar dos alunos, garantir o
retorno, o sucesso e a permanência das crianças e adolescentes nas escolas
públicas e contribuir para a melhoria do ensino formal. Assim, devem
desenvolver pedagogias que priorizam uma postura reflexiva, para uma
melhor compreensão dos conteúdos da escola, buscando uma atitude
protagonista e questionadora, que crie condições e oportunidades para que
crianças e adolescentes desenvolvam-se como pessoas e cidadãos. Este
estudo foi desenvolvido a partir da comparação de projetos que visam esta
complementaridade. Independente das peculiaridades, os resultados
demonstraram que os projetos pretendem: proporcionar a vivência de
atividades esportivas, artísticas e culturais; articular serviços como estratégia
para a garantia da atenção integral; ter a escola como parceira na construção
de novas concepções pedagógicas. Ao analisar um projeto complementar
à escola as perspectivas de intervenção devem ser utilizadas para que o
projeto, realmente, complemente a educação. O estudo evidenciou duas
formas de intervenção, a criança e o adolescente diretamente atendidos
como unidade principal e a comunidade. Os projetos podem trabalhar no
contexto mais técnico ou mais institucional, o que representa diferenças
de programabilidade. Essa diferença aponta para a necessidade de se optar
por executores com diferentes graus de competência. Se o projeto está
inserido no contexto institucional, busca apoio e construção de legitimidade,
a capacidade técnica dos executores não precisa, necessariamente, ser muito
elevada, pois a relação com os interessados é o ponto principal desse
contexto. A participação dos interessados internos ao projeto e dos externos
devem ser equilibradas, levando contribuições aos projetos. Em relação à
estrutura organizacional e à gestão dos projetos a preocupação é a oferta
de melhores condições para o ato de educar. O ato de avaliar constitui-se
como processo de ação-reflexão-ação em que o educador redireciona o
ensino no sentido da aprendizagem. A educação crítica e criativa enfatiza a
avaliação dinâmica, num processo que integra a aprendizagem do educando
e a intervenção pedagógica do educador, na direção da construção do
conhecimento e da formação da cidadania consciente e participativa.

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