Os Referenciais Curriculares Para a Educação Física na Escola do Ensino Fundamental da Rede Estadual Brasileira: Uma Análise Teórico-metodológica

Por: Vannina de Oliveira Assis.

128 páginas. 2008 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa denominada Análise e Intervenção Profissional em Educação Física, Esporte & Lazer, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho, vinculada à área de concentração em Educação Física & Cultura. Teve por objetivo identificar e analisar as orientações de ordem teórico-metodológicas (referencial teórico, objetivo da educação física na escola, conteúdos propostos, metodologia e avaliação) encontradas nos Referenciais Curriculares para o ensino da Educação Física no Ensino Fundamental do Sistema Estadual de Educação brasileira. A decisão de estudar estes documentos deu-se a partir das normatizações educacionais (LDB no  9394/96, DCNs), justificando-se a necessidade de investigar como os mesmos estão configurados orientar o ensino-aprendizagem da Educação Física nas escolas da rede estadual. Realizar uma análise desses documentos decorrido um considerável tempo para o desenvolvimento propositivo dos mesmos (cerca de 12 anos) e diante de um fértil contexto de proposições e debates de natureza teórico-metodológica na área Educação Física brasileira, pode servir como balizador para avaliar os possíveis avanços e dificuldades revelados pelos referidos ‘referenciais curriculares’. A metodologia utilizada pautou-se na técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Deste modo, a seleção dos documentos, que constituiu o corpus de análise do presente estudo foi de 09, desenvolvidos por equipes técnicopedagógicas de Secretarias de Estado de Educação, que concluíram e disponibilizaram seus 'referenciais curriculares' até o ano de 2007. Como base para nossas análises, o referencial teórico desenvolvido apóia-se nas Teorias do Currículo, nas Normatizações e Concepções Educacionais e suas influências para Educação Física na escola. Realizar um mapeamento deste tipo, mais de dez anos após a aprovação da nova LDB no  9.394/96, assim como após o fértil e disseminado debate crítico-renovador da Educação Física brasileira, serviu para identificar como as propostas de ensino para a Educação Física estão oficialmente documentadas, revelando as convergências e divergências na concepção curricular da Educação Física na educação básica. Percebemos que na tentativa de definição do currículo oficial para a Educação Física na escola, há problemáticas na indefinição dos objetivos de ensino-aprendizagem, e da perspectiva de avaliação. As metodologias de ensino propostas não se baseiam em produções acadêmicas da área. Onde também não foi possível identificar claramente em alguns documentos sob que concepções teórico-metodologicas se apóiam para o trato da Educação Física na escola.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.