Os Saberes do Movimento do Corpo na Educação Infantil: o Contexto da Formação de Professores nas Licenciaturas em Pedagogia de Curitiba-paraná

Por: Fabíola Berwanger e Marynelma Camargo Garanhani.

Corpoconsciência - v.20 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa investigou saberes do movimento do corpo infantil na formação inicial de professores, visando identificar e compreender como são tratados por professores formadores que abordam estes saberes em 18 Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Curitiba-Paraná.  O aporte teórico trouxe estudos de Marcelo García (1999, 2009) e Garanhani (2004, 2005 e 2010). A coleta de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 11 professores formadores e a organização da análise pelos eixos: 1) concepção de movimento, 2) fontes de saberes, 3) metodologia do ensino, 4) objetivos da disciplina, 5) compreensão do contexto de formação em Pedagogia. Em síntese, constatou-se que os professores formadores contemplam saberes diversificados, com enfoques teórico-metodológicos confusos, que nem sempre consideram especificidades da criança pequena. Revelou falta de conhecimento sobre o contexto de atuação dos futuros profissionais, indefinição em relação ao perfil profissional desejado e a necessidade de discussões que relevem a estrutura curricular destes cursos.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4181

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.