Resumo

A pesquisa investigou saberes do movimento do corpo infantil na formação inicial de professores, visando identificar e compreender como são tratados por professores formadores que abordam estes saberes em 18 Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Curitiba-Paraná.  O aporte teórico trouxe estudos de Marcelo García (1999, 2009) e Garanhani (2004, 2005 e 2010). A coleta de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 11 professores formadores e a organização da análise pelos eixos: 1) concepção de movimento, 2) fontes de saberes, 3) metodologia do ensino, 4) objetivos da disciplina, 5) compreensão do contexto de formação em Pedagogia. Em síntese, constatou-se que os professores formadores contemplam saberes diversificados, com enfoques teórico-metodológicos confusos, que nem sempre consideram especificidades da criança pequena. Revelou falta de conhecimento sobre o contexto de atuação dos futuros profissionais, indefinição em relação ao perfil profissional desejado e a necessidade de discussões que relevem a estrutura curricular destes cursos.

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