Os Saberes da Experiência Discente : Um Estudo de Caso na Educação Física

Por: Luciana Ceregatto.

2012 16/04/2012

Send to Kindle


Resumo

No Brasil, somente a partir dos anos 1990 as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Nesse contexto, passou-se a considerar o quanto o “modo de vida” pessoal está relacionado com o profissional. Tendo isso em vista, o presente estudo objetivou (a) identificar os aspectos mais significativos das trajetórias de vida para a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública Paulista, sendo eses da primeira turma de formandos após a reestruturação curricular; (b) desvelar os diferentes aspectos que compõem o saber da experiência na prática desses estudantes; (c) elucidar os espaços sociais tidos como significativos da vida universitária para a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação participante e a entrevista semi-estruturada e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo. Sendo que os participantes são os 21 alunos de licenciatura em Educação Física. Os resultados revelaram que aspectos ligados à vivência prática e a dimensão afetiva se destacaram como fundamentais para a formação inicial, sendo que tais aspectos extrapolam o que compreende o âmbito universitário, ou seja, se desdobram desde os docentes da graduação até a família e os amigos.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/L2MINXTCSQHBUJFD86HDJTYLBE7C7SRYLK95IIAPML3NDQQSAP-28268?func=full-set-set&set_number=015514&set_entry=000046&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.