Resumo

O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo.

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