Os Sentidos Atribuídos Aos Jogos Tradicionais a Partir das Transformações de Seus Espaços e Tempos no Contexto da Colonização Italiana no Rs

Por: .

105 páginas. 2014 27/02/2014

Send to Kindle


Resumo

Este é um estudo que tem como tema os jogos tradicionais, compreendidos como manifestações culturais produzidas pela humanidade ao longo da história. Buscamos investigar os jogos tradicionais em algumas Sociedades no Rio Grande do Sul (RS) e os sentidos atribuídos a eles por sujeitos sociais que vivenciaram o processo de transformação desses espaços e tempos. Para tanto, a pesquisa é caracterizada como de campo e documental, lançando mão de entrevistas em profundidade. Abarcamos duas Sociedades do município de São João do Polêsine, RS, ou seja, a Sociedade Agrícola Cultura Esportiva Polesinense e a Sociedade Agrícola Cultural Esportiva Vale Vêneto. Estas entidades apresentam-se como espaço de vivência dos jogos tradicionais e sofreram mudanças com a expansão do sistema capitalista. Identificamos que as transformações dos espaços e tempos para os jogos tradicionais modificam seus sentidos, assim como esses mudam aqueles, numa relação dialética. Para manterem os sentidos atribuídos aos jogos tradicionais, os sujeitos resistem às transformações espaciotemporais, com o movimento entre o conformismo e a resistência. A pesquisa visa contribuir para aprofundar o entendimento de como o jogo tradicional vem sendo reconfigurado historicamente.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/tede/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.