Os Valores Que Permeiam a Prática Pedagógica da Educação Física Escolar

Por: Ivan Livindo de Senna Corrêa.

Kinesis - v.2 - n.21 - 1999

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/8125

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.