Os Vínculos Clubísticos e as Lógicas do Jogo: Um Estudo Sobre a Emergência e o Processo de (des) Elitização do Futebol na Cidade de Rio Grande- RS (1900-1916)

Por: Jones Mendes Correia.

84 páginas. 2014 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou analisar os processos de emergência, disseminação e popularização do futebol na cidade de Rio Grande - RS. Como metodologia, utilizou-se a análise documental em fonte midiática a partir de Gil (2006); escolheu-se o periódico Echo do Sul e estabeleceu-se a delimitação temporal do estudo no período entre 1900 e 1916. Amparando o pensamento no conceito de genealogia de Foucault (2012a e 2012b), a intenção foi analisar os fatos históricos, buscando as condições que possibilitaram a emergência, a disseminação e a popularização deste esporte. O futebol surge no município influenciado pela cultura europeia e dissemina-se através das viagens realizadas pelos clubes, tanto para cidades vizinhas, quanto para o interior de Rio Grande. Neste trabalho, também foi explorado o conceito de infame (FOUCAULT, 2009). Os clubes infames são aqueles que figuraram poucas vezes entre as notícias veiculadas pelo periódico analisado. O número de clubes fundados no município chegou a 47 até 1916, ocasionando uma diversidade sociocultural e étnica acentuada entre as agremiações. Com relação à popularização do esporte, destacou-se a incorporação do futebol no ambiente fabril. Inicialmente, as partidas ocorriam dentro dos clubes, com as disputas sendo realizadas entre o primeiro e o segundo time da agremiação. Já no final da primeira década do século XX, começam os primeiros amistosos entre clubes. No final de 1915, foi fundada a Liga Riograndense de Football, a qual organiza, no ano seguinte, o primeiro campeonato citadino, vencido pelo Sport Club São Paulo. Concluiu-se que, em 1916, o futebol riograndino já não era mais uma prática restrita às elites da cidade, devido a uma dinâmica futebolística que incentivou a emergência e a proliferação de clubes de futebol não vinculados às elites locais, já no final década de 1910.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.