Osteossíntese com Parafuso Intramedular nas Fraturas Proximais do Quinto Metatarsiano do Atleta

Por: José Leandro da Rocha Massada, Manuel Alexandre Negrais Pinho Gonçalves Pereira, Marta Maria Teixeira de Oliveira Massadai, Paulo Guimarães Costa e Ricardo Jorge Gomes de Sousa.

Acta Ortopédica - v.20 - n.5 - 2012

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Avaliar os resultados clínicos e radiológicos da osteossíntese com parafuso de compressão intramedular nas fraturas proximais do quinto metatarsiano no atleta.

MÉTODOS: Foram incluídos no estudo 11 homens e seis mulheres com diagnóstico de fratura das zonas II e III do quinto metatarsiano. Quinze dos pacientes praticavam esporte a nível profissional ou de alto rendimento (futebol: n=11; basquetebol: n=1; atletismo: n=3) e dois praticavam atividade esportiva regular a nível recreacional. Foram submetidos a fixação cirúrgica com parafuso canulado de compressão (4.5mm de diâmetro). Todos os pacientes foram avaliados clinicamente e através da revisão do processo clínico e dos estudos imagiológicos. O tempo médio de seguimento após a cirurgia foi 54 meses (38-70).
RESULTADOS: O tempo médio de consolidação (como demonstrado pelo estudo radiológico) e de retorno à atividade esportiva foi 7.3 e 7.5 semanas, respectivamente. Todos os atletas retornaram aos níveis de atividade prévios. Não verificamos atrasos de consolidação, não-união ou refraturas à data do estudo.
CONCLUSÃO: A osteossíntese com parafuso de compressão intramedular nas fraturas proximais do quinto metatarsiano demonstrou, nos nossos pacientes, ser um procedimento eficaz com taxas de morbilidade muito reduzidas e que permite ao atleta um retorno precoce à atividade esportiva. Nível de evidência I, Série de Casos.

Descritores:

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.