Resumo

A ginástica rítmica (GR) é uma modalidade de solo que apresenta atividades corporais, de forma individual ou em conjunto, são movimentos acrobáticos com acompanhamento de músicas, rítmico e malabarismo tendo como objetos o arco, a bola, as maças e as fitas, é um esporte que trabalha a agilidade, flexibilidade e a leveza, tudo isso com movimentos combinados. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos professores de Educação Física na aplicação do conteúdo de ginástica rítmica na escola. Conduzido através de estudo de campo do tipo quantitativo-descritivo, utilizando-se como instrumentos de coletas de dados a aplicação de questionário estruturado, de natureza objetiva. Participaram desta pesquisa 20 professores de Educação Física, que atuam em escolas de Fortaleza Sobre alguns questionamentos abordados na pesquisa destacamos que para 50% dos entrevistados o conteúdo de ginástica rítmica é relevante para ser trabalhado nas aulas de Educação Física escolar, 45% seria muito relevante e apenas 5% reconhecem como irrelevante. Ao abordar o conteúdo de GR, 55% dos entrevistados, somente às vezes a ginástica rítmica nas aulas de Educação Física é abordado, já 25% nunca utiliza este conteúdo, 15% sempre usa e 5% quase sempre. Percebe-se que ainda há muito a ser feito para que o ensino da ginástica rítmica seja efetivo. Portanto, tornam-se indispensáveis novos diálogos que tratem da ginástica rítmica com cultura corporal de movimento. Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que diante do que foi questionado existe uma necessidade de expandir esta prática promovendo mais envolvimento e participação efetiva deste conteúdo.

Referências

ALONSO, H. Meu corpo, minha cultura, minha Ginástica Rítmica. 3º Congresso Científico Latino Americano de Educação Física da Unimep. In: Anais …, Piracicaba, p. 438, 2004.

ANTUALPA, Kizzy Fernandes. Centros de treinamento de ginástica rítmica no Brasil: estrutura e programas. Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Campinas, p. 1-188, 2011.

BERNARDI, Luciane Maria de Oliveira. Ginástica Rítmica: ensinando corda, arco e bola. Biblioteca Central Setor de Tratamento da Informação, Londrina, p. 1-138, 2014.

FREITAS, Cintia de La Rocha; FRUTUOSO, Anderson Simas. Ginástica no Brasil: ausência na escola x ascensão na academia: ausência na escola x ascensão na academia. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 1-12, 25 maio 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p278.

GAIO, Roberta Cortez. Ginástica e discussões de gênero: a ginástica rítmica na formação profissional em educação física. Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, Londrina, p. 1-8, 2010.

KOREN, Suzana Bastos Ribas. A ginástica vivenciada na escola e analisada na perspectiva da criança. 2004. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física, São Paulo, 2004.

MACHADO, Vivian Corona. Inclusão de movimentos básicos da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital - Buenos Aires, São Paulo, p. 1-1, 2010.

OLIVEIRA, Glycia Melo. Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar A Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 1-18, ago. 2010.

SILVA, Daianne Pedrosa da; COURA, Maritza Alves de Souza; NÓBREGA, Roberto; MORAES, José Fernando Vila Nova de; CAMPBELL, Carmen Sílvia Grubert. Impacto das atividades esportivas, informática e música sobre a vida de alunos de escola com educação em tempo integral. Motrivivência, n. 39, p. 142-150, 7 dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p142.

TORRES, Thatiana. A ginástica geral nas perspectivas construtivista e críticosuperadora: possibilidades de aplicação na educação física escolar. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, p. 1-20, 2011.

VIANA, Danielle Freire Wiltshire; MEZZAROBA, Cristiano. O esporte de alto rendimento faz mal à saúde? Uma análise das atletas da seleção brasileira de ginástica rítmica. Motrivivência,, n. 41, p. 1-16, 26 nov. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p190.

WITKOVSKI, Marise Botti Vivian. As possibilidades da ginástica rítmica nas aulas de educação física escolar. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Porto Alegre, p. 1-12, 2011.

Acessar