Resumo

Esse resumo versa sobre a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, realizado no período de Agosto de 2018 a Maio de 2021, na Universidade Federal de São João del-Rei. Sendo este, um recorte dos assuntos discutidos no segundo capítulo da dissertação intitulada: Relatos, momentos e história: a construção cênica de Ione de Medeiros e Grace Passô. Assim, fazemos aqui um recorte e apresentamos alguns pontos que discutimos no segundo capítulo da dissertação. Capítulo esse que tem como título: Outros relatos, novas histórias: o processo textual e cênico desenvolvido por Grace Passô e sua relação com as questões de gênero, subalternidade e negrura. Nesse ponto, fazemos um rápido levantamento histórico da vida e obra da diretora Grace Passô, analisando no espetáculo Por Elise, as questões de gênero, as quais Judith Butler nos propõe pensar, quando publica em 1990 o livro Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Butler é filósofa pós-estruturalista e uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, estudos queer, filosofia, política e ética. Buscamos relacionar esse espetáculo à questão de gênero, que Butler nos propõe, por compreendermos que há na concepção cênica dessa diretora um atravessamento, no que se refere a gênero. No entanto, além de gênero, analisamos também a situação da mulher negra na cena teatral de Belo Horizonte e suas implicações no cenário teatral atual, por entendermos que essa é uma questão de grande importância no momento em que nos encontramos, no qual, muitas/os outras/os pessoas negras/os vêm se colocando na cena teatral, literária entre outras, como agentes de suas histórias. Basta olharmos para o lado para percebermos a presença de Conceição Evaristo, Leda Maria Martins, Carolina Maria de Jesus, entre outras. Mulheres negras que quebraram as barreiras do silenciamento e da lógica que o sistema lhes impunha.

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